Sabemos que os processos de cidadanias administrativos podem ser realizados pelo consulado italiano com sede no Brasil, onde o interessado deve se inscrever no elenco de cidadanias e aguardar a convocação, porem devido a fila de quase 15 anos os brasileiros buscam uma maneira abreviada de adquirir a cidadania.
Essa possibilidade abreviada é realizar o processo diretamente em um município italiano.
O intento de nosso Escritório é de acelerar o andamento processual reduzindo o tempo, porem como atuamos com órgãos públicos não podemos indicar uma data final para conclusão do processo, somente prazos médios que poderão variar de 45 a 180 dias, salvo eventualidades.
Optando pelo reconhecimento da cidadania perante um Comune italiano o cliente estará agendando uma data para a viagem com nosso escritório no Brasil e permanecendo conosco pelo período de quatro / cinco semanas. Durante a estadia na Itália estaremos realizando a fixação da residência italiana* necessária para realização de todas as demais fases processuais.
Após a confirmação da residência pelo Oficial responsável (denominado vigile/vigia), seguido de todas as fases processuais necessárias ao decreto de reconhecimento do status de cidadão italiano, poderemos emitir os documentos italianos de nascimento, cidadania e casamento para àqueles que são casados.
Após a emissão das certidões italianas os clientes poderão optar pela emissão dos documentos de identificação (passaporte e identidade) em território italiano ou diretamente pelo consulado do local de onde são residentes (Brasil ou exterior):
* Sobre o prazo de confirmação de residência, ressaltamos que por lei (D.P.R. n.154/2012) o órgão competente (Polícia Municipal) possui ATÉ 45 dias para confirmar a residência. Tendo em vista o grande número de fiscalizações sobre residências chamadas “fictícias” realizadas por assessorias que atuam de forma ilícita, e contrárias à nossa dinâmica de trabalho, nosso Escritório atua de acordo com a legislação italiana e não assegura a confirmação da residência em poucos dias, mas sim dentro do período idôneo e que não possa criar futuros problemas.