História sobre a descendência italiana
null

Um ítalo-brasileiro é um cidadão que tenha ascendentes italianos. Também são consideradas ítalo-brasileiras pessoas nascidas na Itália mas radicadas no Brasil.

A comunidade de descendentes de italianos no Brasil é considerada a maior do mundo.

Segundo dados da embaixada italiana no Brasil, cerca de 25 milhões de brasileiros são descendentes de imigrantes italianos (15% dos brasileiros), uma enorme massa de imigrantes italianos chegados ao Brasil entre 1870 e 1960.

A contribuição dos italianos é notável em todos os setores da sociedade brasileira, principalmente na mudança sócioeconômica que os italianos produziram no campo e nas cidades. Podemos citar desde o modo de vida que mudou profundamente influenciado pelo catolicismo, bem como nas artes, música, arquitetura, alimentação e no empreender italiano na abertura de empresas, e também como trabalhadores especializados. No campo podemos citar a introdução de novas técnicas agrícolas, e principalmente na mudança do latifúndio para pequenas propriedades agrícolas e na introdução da policultura de produtos. A grande maioria dos ítalo-brasileiros está no sul e no sudeste do Brasil, mas há ítalo-brasileiros também em outras regiões do Brasil.

A maioria dos italianos que emigraram para o Brasil eram do Norte da Itália, cerca de 53% do total, portanto a maioria dos ítalo-brasileiros têm origens no Norte do País. Cerca de 32% vieram do Sul da Itália e cerca de 14% do Centro. A região que mais mandou emigrantes para o Brasil foi o Vêneto, no Norte da Itália, com cerca de 30% do total, seguido pela Campânia (12,1%) e a Calábria (8,2%), ambas no Sul.